quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Você sabe como surgiu Hollywood?


Hollywood fica nos Estados Unidos, na Costa Oeste localizado no estado da Califórnia. Hobart Johnstone Whitley pode se chamar de o pai de Hollywood, ele nasceu em 1847 na cidade de Toronto, no Canadá, mas na década de 1870 naturalizou-se cidadão dos Estados Unidos da América, mudando-se para Chicago.


Em 1886 casou-se pela segunda vez, com Margaret Whitley Virginia, quando se envolveu com a construção de estradas-de-ferro para o oeste. Depois, se tornou primeiro governador de Oklahoma. Nesse tempo, ele foi responsável pela fundação de mais de 140 cidades...

Depois, ele chegou ao sul da Califórnia e comprou terras num lugar, ao norte de Los Angeles, que batizou de Hollywood. A escritura das terras é de 1887.

Em 1902, Whitley inaugurou o "Hollywood Hotel", o primeiro grande hotel da região. Em 1903, Hollywood foi transformada em município. Nessa época, já tinha iluminação elétrica, algumas ruas pavimentadas e até um banco, inaugurado pelo "pai de Hollywood".


Foi nessa época que a indústria cinematográfica começou a se fixar no local. O primeiro diretor a filmar ali foi D. W. Griffith.

Whitley faleceu em 1931 e em seu túmulo está escrito "O Pai de Hollywood".

3 comentários:

  1. Até onde sei, a indústria de filmes foi pra lá por causa de problemas com direitos intelectuais/autorais, e que lá seria um local com menos restrições legais.

    ResponderExcluir
  2. a indústria de cinema nasceu na europa mais especificamente na frança, graças a vários problemas enfrentados por lá e também com inicio da 1ª guerra mundial foi transferido para os EUA, mas aqui estamos falando sobre a cidade de Hollywood e onde surgiu os grandes estúdios

    ResponderExcluir
  3. curioso que ouvi falar em outra história,que sir Charles Chaplin havia participado de uma sociedade com o senhor Whitley fundador de Hollywood..Mas então o diretor Richard Attemborough que fez a biográfia do inglês estaria equivocado?!Bom,mas acho que vou pesquisar no Wikpedia melhor algumas informações.

    ResponderExcluir